o que são ciências dos costumes
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que distingue a antropologia é que ela trata de outras sociedades que não sejam a sua própria. É de interesse a conduta humana em qualquer tradição tendo por objetivo entender como tais culturas setransformam e diferenciam e como funcionam e manifestam-se os costumes. Os costumes do ambiente em que se nasce e é criado moldam as experiências dos fatos e conduta dos indivíduos.
Ao contráriodas demais ciências que buscam abordar o maior número de variações possíveis em seus estudos, as ciências sociais substituíram tal método pelo estudo de uma variação local sendo esta a civilizaçãoOcidental.
O homem busca identificar os seus modos locais de comportamento com Comportamento e seus hábitos em sociedade com Natureza Humana.
Uma das mais primitivas distinções humanas é a diferençaqualitativa entre um grupo fechado e aquilo que lhe é estranho. Assim, muitos grupos chamam-se por determinados nomes que significam ‘seres humanos’, sendo esta a forma como classificam a si própriosnão considerando que haja seres humanos além deste grupo fechado. Esta é uma feição continuamente histórica.
Na religião, a distinção de um grupo fechado e os estranhos a esta é a de crentes epagãos.
O costume é ainda uma disciplina em atraso pois constitui a essência do pensar dos teorizadores sociais, sendo a lente sem a qual nada podem ver.
A relutância em enfrentar mudanças culturaisse reflete como resultado da incompreensão das convenções culturais.
relatividade de hábitos culturais.
Não há nada na estrutura biológica do homem, como nas formigas, que determinem suaordem social e comportamento, assimilando para si os costumes e padrões daqueles com os quais convive.
Transmissão da tradição
Em contraposição à hereditariedade racial, afirma que o que liga oshomens é a sua cultura idéias e padrões que tem em comum.
Diferença de classificação de comportamento instintivo e reflexo condicionado culturalmente.
Explicação:
Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade.