Saúde, perguntado por nispetersouzaferreir, 1 ano atrás

o que são células procariota e eucariota?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
14
As células são a maior unidade estrutural e funcional de um ser vivo,e podem ser procariotas ou eucariontas De forma genérica todos eles possuem membrana plasmática, estrutura está de que dá forma,protege e seleciona a entrada e saída substâncias pela célula: citoplasma, região fluida na qual ocorre a maioria dos processos metabólicos e produção de diversas substâncias; e material genético, onde estão registrados instruções que controlam o funcionamento celular.

Células procariotas são mais simples que as eucariotas. Nestas o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese protéica.

Moléculas circulantes de DNA,os plasmídios, também podem ser encontradas. Externamente a membrana plasmática destas células, há a parede célular. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofìceas apresentam pigmentos responsáveis pela fotossíntese.

Já as células eucarióticas, possuem maior tamanho e complexidade,a começar pelo núcleo individualizado, envolvido pela carioteca. Seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais menbranosos e é aonde, além de ribossomos, também são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgeniense,lissosomos peroxissomos,contriolos dentre outras organelas.

Exemplos de indivíduos eucariotas:
animais,vegetais, fungos e protozoários
Respondido por manuurmc
1

Resposta:

procariotas -são cedulas cujo o DNA fica disperso no citoplasma , ou seja, não há membrana que o delimite .Alem de membrana plasmática , citoplasma e DNa essas cedulas tem ribossomos e parede celular

Eucariotas

 

A células eucariontes são células com membrana envoltória que comportam vários tipos de organelas. Essas organelas compõem seu núcleo de acordo com cada funcionalidade particular. Elas são responsáveis por proteger, por exemplo, o DNA e o RNA dos organismos.

Perguntas interessantes