O que são: blueshift e redshift?
Soluções para a tarefa
espero te ajudado
Resposta:
Bom, Redshift, por definição, é a alteração da frequência da luz quando é observada em função da velocidade relativa entre a fonte emissora e o receptor observador.
O efeito Redshift serviu para Edwin Hubble verificar o afastamento das galáxias, fazendo-o, mais tarde, concluir que o universo estava se expandindo.Esse efeito ainda é muito usado por astrônomos para medir a velocidade de afastamentos de corpos luminosos relativo a nós e é usado ainda para verificarmos a velocidade de expansão do universo. Além de tudo isso, o desvio para o vermelho, como também é chamado, ajuda também na medição da idade do universo. A radiação cósmica de fundo, uma das mais fortes evidencias da Teoria do Big Bang, é entendida graças à compreensão desse efeito.
Resumo:
Redshift indica que um objeto está se afastando de nós. "Blueshift" é um termo que os astrônomos usam para descrever um objeto que está se movendo em direção a outro objeto ou em direção a nós. Alguém dirá: "Essa galáxia está deslocada para o azul em relação à Via Láctea", por exemplo. Isso significa que a galáxia está se movendo em direção ao nosso ponto no espaço. Também pode ser usado para descrever a velocidade que a galáxia está tomando à medida que se aproxima da nossa.
Tanto o redshift quanto o blueshift são determinados pelo estudo do espectro de luz irradiado do objeto. Especificamente, "impressões digitais" de elementos no espectro (que são tiradas com um espectrógrafo ou espectrômetro), são "deslocadas" para o azul ou vermelho, dependendo do movimento do objeto.