O que são blocos econômicos ? Por que são criados ? De qual bloco econômico o Brasil é membro ?
Soluções para a tarefa
e o Brasil é membro do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul)
Espero ter ajudado tu!!!
Resposta:
O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, e conta atualmente com Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e, mais recentemente, com a Venezuela como países-membros.
Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas como membro observador. Para fazer parte do bloco, é preciso estar primeiramente associado à ALADI, Associação Latino-Americana de Integração.
APEC
A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, em português, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é atualmente um dos maiores e principais blocos econômicos do mundo, e sua formação provêm da crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico.
Foi fundada no ano de 1989 na Austrália como sendo inicialmente apenas um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations, em português, Associação das Nações do Sudoeste Asiático) e parceiros econômicos do Pacífico. A APEC foi efetivada como bloco econômico apenas em 1994 na Conferência de Seattle, contando atualmente com 21 membros. São eles: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã, Estados Unidos, Taiwan, e Hong Kong.
Na reunião de Bogor, realizada em 1994, os países membros comprometeram-se com a criação de uma zona de livre comércio; para os países desenvolvidos o prazo da criação da zona se estende até o ano de 2010, já para os subdesenvolvidos esse prazo vai até 2020.
Principais objetivos da APEC
O bloco tem como principal objetivo a criação desta zona, a redução de tarifas comerciais e barreiras alfandegárias para facilitar o comércio na região da Ásia-Pacífico, aumentando o número de exportações e fazendo com que as economias nacionais tornem-se mais eficientes. Essas medidas ajudam no crescimento das economias dos países membros, proporciona a geração de empregos e abre oportunidades para investimentos do comércio internacional.
NAFTA
Acordo de Livre Comércio da América do Norte
O NAFTA é um instrumento de integração entre a economia dos EUA, do Canadá e do México. O primeiro passo para sua criação é o tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderem em 1992.
A ratificação do NAFTA, em 1993, vem para consolidar o intenso comércio regional já existente na América do Norte e para enfrentar a concorrência representada pela União Européia. Entra em vigor em 1994, estabelecendo o prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Seu mais importante resultado até hoje é a ajuda financeira prestada pelos EUA ao México durante a crise cambial de 1994, que teve grande repercussão na economia global.
União Européia
Conhecido inicialmente como Comunidade Econômica Européia (CEE), o bloco econômico formado por 15 países da Europa Ocidental passa formalmente a ser chamada de UNIÃO EUROPÉIA (EU) em 1993, quando o Tratado de Maastricht entra em vigor. É o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB, com uma população de 374 milhões de pessoas.
Explicação: