O que são as Vanguardas Europeias? (Leia com bastante atenção)
São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental. Em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, os artistas das vanguardas romperam com todas as tradições anteriores, fazendo diversas experimentações com materiais e técnicas diversos, consolidando o caminho para o surgimento da chamada arte moderna. São elas: Futurismo, Surrealismo, Cubismo, Expressionismo e Dadaísmo.
“Vanguarda” é o nome dado às tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente o que esses artistas representaram.
“O grito”, de Edvard Munch, foi uma das obras precursoras das vanguardas europeias, trazendo a ruptura com as artes tradicionais.
Observe a obra ao lado de Eduard Munch, intitulada “ O grito”, ela representa uma mudança de paradigmas no campo das Artes plásticas. O início do século XX foi marcado por uma grande mudança de paradigma na Europa. A Segunda Revolução Industrial havia popularizado grandes invenções, como a luz elétrica e o carro movido a gasolina, além da produção em larga escala de bens de consumo, acelerando o ritmo da vida como um todo.
As cidades cresciam, graças à industrialização, tornando-se grandes metrópoles. As ciências avançavam: Einstein publicava sua teoria da relatividade, em 1905, Freud propunha uma análise dos processos mentais, o que desembocou no surgimento de uma nova ciência, a psicanálise, entre outras descobertas.
Era o alvorecer de uma nova era, com uma nova mentalidade e maneira de viver e perceber o mundo. A arte, portanto, precisava também se modificar para ser capaz de apreender essa postura atual da modernidade. Além disso, a fotografia, invenção do século XIX, aprimorava-se cada vez mais, o que tornava dispensável uma arte meramente mimética, e o cinema também despontava como novo formato artístico. Esse ambiente tecnologicamente efervescente, contudo, não proporcionou o fim da fome e da miséria, por exemplo, nem foi capaz de solucionar os problemas da humanidade. Ao contrário, foi palco de um conflito tenebroso, de proporções nunca antes vistas: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), evento que sacudiu diretamente os últimos movimentos das vanguardas, dando aos artistas uma postura ainda mais questionadora da tradição e do entusiasmo com a modernização ascendente do período.
Atividades:
01- O que são as Vanguardas Europeias?
02- O que significa a palavra Vanguarda?
03- Quando surgiram as Vanguardas e qual foi o principal acontecimento que marcou o aparecimento desse movimento ?
04- Faça uma releitura da obra “O Grito” trazendo para o fundo o contexto atual:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental.
2.“Vanguarda” é o nome dado às tropas militares que vão à frente em um exército, àqueles que são os primeiros – por isso a palavra metaforicamente também significa “pioneirismo”, justamente o que esses artistas representaram.
3.Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. O grito”, de Edvard Munch, foi uma das obras precursoras das vanguardas europeias, trazendo a ruptura com as artes tradicionais.
4.O Grito é uma das mais famosas pinturas da história da arte ocidental. Foi feita em 1893 pelo artista norueguês Edvard Munch, que utilizou tinta a óleo, têmpera e giz pastel sobre cartão. A composição mede 91 x 73,5 cm e se encontra atualmente na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega. É considerada uma obra-prima, pois o artista conseguiu traduzir o sentimento de angústia e solidão.
melhor reposta pfvvvv