História, perguntado por jaksonjakinho85, 8 meses atrás

O que são as Monções No assunto dos "Caminhos para as Minas"?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Giovana20060203
1

Resposta:

O "Caminho Velho" e o "Caminho Novo" eram as principais vias de penetração que de São Paulo e do Rio de Janeiro

buscavam as Minas Gerais no século XVIII. Foram descritos por Antonil na sua 'Cultura e Opulência do Brasil. O primeiro, com o qual se entroncava em São Paulo o Caminho do Mar, vindo do litoral santista, partia de São Paulo e daí seguia pela "Penha, Taquaquecetuba, Mogi (das Cruzes), Laranjeiras, Jacarey, Taubaté,

Pindamonhangaba, Guaratinguetá", onde atingia o "porto de Guaipacaré" ou passagem de Hecaparé nas proximidades de Lorena.

Daí ganhava, pela garganta do Embaú, a "serra afamada de Amantiquira" (Mantiqueira), vencida a qual a rota se ramificava, uma parte ia para as minas do Ribeirão do Carmo e outra, em direção às do Rio das Velhas.

A êste caminho ligava-se o do Rio de Janeiro para as Minas, pela estrada que saía do pôrto de Parati. Da cidade de São Sebastião até aquêle pôrto, a rota era marítima. De Parati ultrapassava a Serra do Mar e se entroncava com a rota paulista para as minas, na altura de Taubaté .

O Caminho Novo, cujo roteiro também foi estudado por Antonil, partia da cidade do Rio de Janeiro, com algumas variantes que foram surgindo na zona litorânea. Uma delas partia do pôrto do Pilar (Freguesia de Nossa Senhora do Pilar), subia o rio Morobaí até o sopé da serra marítima, galgava-a, até o cume ("pousos que chamão Frios") daí atingia o Rio Paraíba do Sul, depois beirava o Paraibuna, em direção às Gerais até entrar na zona mineira . Todas as variantes se entroncavam no Paraíba do Sul. O trajeto do Rio de Janeiro às Gerais era vencido num período de 10 a 12 dias "indo escoteiro quem for por ele".


jaksonjakinho85: muito obrigado!
Perguntas interessantes