Ed. Física, perguntado por 09wl, 1 ano atrás

O que são as leis de Manu?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardabw123
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Resposta:

Art. 13ºÉ preciso ou não vir ao Tribunal ou falar segundo a verdade: o  homem  que  nada  diz,  ou  profere  uma  mentira,  é  igualmente culpado. Casamento:   Nessa   sociedade   muitas   crianças   já   nasciam   “prometidas   em casamento” e, especialmente no caso da mulher, não era uma escolha pessoal, até  mesmo  porque,  na  maior  parte  das  vezes,  elas  casavam-se  ainda  muito  crianças, segundo indica o Código de Manu:  Art. 505ºÉ a um mancebo distinto, de exterior agradável e da mesma classe, que um pai deve dar sua filha em casamento, segundo a lei, embora ela não tenha chegado ainda à idade de oito anos em que a devam casar. Mulheres:  Pelos  pontos  abordados  anteriormente,  já foi  possível  perceber  que  a situação da mulher nesse Código é de subordinação. E, não obstante vários códigos antigos e modernos colocarem a mulher nessa mesma posição, o Código de Manu deixa isso bem explícitos: Art.  420ºUma  mulher  está  sob  a  guarda  de  seu  pai,  durante  a infância,  sob  a  guarda  de  seu  marido  durante  a  juventude,  sob  a guarda  de  seus  filhos  em  sua  velhice;  ela  não  deve jamais  se conduzir à sua vontade. Divórcio: Esse Código admiti divórcio, embora não deixe claro que não deve ser feito sem   motivos   que   aquela   sociedade   considerava   importantes.   E   a   separação somente  poderia ocorrer  caso a  deficiência fosse  da  esposa,  ou  seja,  era  o marido quem decidia a separação. Art. 494ºDurante um ano inteiro, que o marido suporta a aversão de sua  mulher,  mas,  depois  de  um  ano,  se  ela  continua a  odiá-lo,  que ele  tome  o  que  ela  possui  em  particular,  lhe  dê  somente  o  que subsistir e vestir-se, e deixe de habitar com ela. Defloração:  A  defloração  no  Código  de  Manu  era  definida  como  sendo  feita  sem  o uso do órgão sexual e era punida severamente. Art.  364ºO  homem  que,  por  orgulho,  macula  violentamente  uma rapariga   pelo   contato   de   seu   dedo,   terá   dois   dedos cortados imediatamente,  e  merece,  além  disso,  uma  multa  de  seiscentos panas. Herança: A herança teve nesse Código um cuidado bastante especial. Era previsto, por exemplo, que aqueles que por impedimento não podiam cuidar de seus próprios bens recebidos em herança teriam como tutor da mesma o Rei. Na morte dos pais a herança  ia,  geralmente,  para  o  irmão  mais  velho  –  que  ficaria  responsável  pelos irmãos - desde que este não renunciasse a esse direito. Art.  27ºO  bem  por  herança  de  um  menor  sem  protetor,  deve  ficar sob  a  guarda  do  rei  até  que  ele  termine  seus  estudos  ou  saia  da infância, isto é, até os seus 16 anos. Juros:  O  Código  de  Manu  legisla  sobre  juros,  inclusive  impondo  diferenças  entre  a possibilidade de cobrança para as diferenças castas. Art.  140ºQue  ele  receba  dois  por  cento  de  juro,  por  mês  (porém nunca  mais)  de  um Brâmane,  três  de  um Ksatriya,  quatro  de  um Vaisya e cinco de um Sudra, segundo a ordem direta das classes. Ofensas  Físicas:  Seguem  o  princípio  da  pena  de  Talião  de  forma  muito  próxima  e, às  vezes,  extrapolam-no  na  medida  que  consideram  não  somente  que  o  culpado deve  ser  ferido  à  mesma  forma  que  feriu,  mas  também  deve  ter  mutilado  o  órgão usado para ferir o outro, indiferentemente do tipo de ferimento eu causou: Art. 277º Se ele levantou a mão ou um bastão sobre o superior, deve ter  a  mão  cortada;  se  em  um  movimento  de  cólera  lhe  deu  um pontapé, que seu pé seja cortado. Art.  280º  Se  ele  o  pega  pelos  cabelos,  pelos  pés,  pela  barba,  pelo pescoço, ou pelos testículos, que o rei lhe faça cortar as duas mãos sem hesitar.  

Explicação:

Respondido por anonimato6474
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Resposta:

Historicamente, as leis de Manu são tidas como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política. O Código é visto como uma compilação das civilizações mais antigas. ... Isto é justificado em face da concepção de que o castigo e a coação são essenciais para se evitar o caos na sociedade.

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