Biologia, perguntado por aazevedodaniel83, 9 meses atrás

o que são as gemas terminais​

Soluções para a tarefa

Respondido por gvillela2007
2

Resposta:

Caule. ... O caule se divide assim: gema terminal (no ápice, é responsável pelo crescimento do vegetal), nó (de onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região que fica entre dois nós) e gema axilar (produz folhas ou ramo folioso e geralmente não se desenvolve como a gema terminal).


carllianelinsfernand: Caule. ... O caule se divide assim: gema terminal (no ápice, é responsável pelo crescimento do vegetal), nó (de onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região que fica entre dois nós) e gema axilar (produz folhas ou ramo folioso e geralmente não se desenvolve como a gema terminal).
Respondido por LucasTeuzin
3

Resposta:

Explicação:

Regiões do caule: De maneira geral, podemos dividir o caule em nós, internós (ou entrenós) e gemas.

Gemas ou meristemas: As gemas são regiões do caule onde se encontram os tecidos meristemáticos. São geralmente protegidas por folhas modificadas, chamadas de escamas ou catáfilos. As células que formam estes tecidos são capazes de se reproduzirem constantemente por mitose. Quando se diferenciam, os tecidos meristemáticos presentes nas gemas darão origem a novos órgãos vegetais. As gemas de um vegetal podem ser apicais ou laterais. A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. As gemas laterais ou axilares (pois ficam “axilas”, ou bifurcações da planta) são estruturas exclusivas dos caules. Estas gemas surgem, como seu próprio nome já diz, nas laterais dos caules. As gemas laterais também possuem tecidos meristemáticos, porém, neste caso, irão realizar a produção de folhas, flores ou novos ramos do vegetal (crescimento secundário). As gemas axilares podem permanecer dormentes durante longos períodos e passarem a ficar ativas quando o vegetal atinge certas alturas (dependendo da espécie) ou quando sua gema apical é removida.

Anexos:
Perguntas interessantes