Português, perguntado por wernermilena8, 1 ano atrás

O que são árvores caducas e qual a função delas na agrofloresta?​

Soluções para a tarefa

Respondido por manuela7235
1

Resposta:

Central Florestal

Página inicialEngenharia Florestal

AS ÁRVORES NO SISTEMA AGROFLORESTAL (SAF’s)

17:32:001 Comentários

É na onda da intensificação dos processos produtivos, e não da exploração de novas áreas, tal como com o avanço no debate dos Sistemas Agroflorestais no Brasil e o papel do profissional eng. florestal frente todas as áreas de atuação da classe, é que a Central Florestal resolveu abordar este tema como matéria especial. Acompanhe!

Em termos da conceituação, os Sistemas Agroflorestais ou SAFs, são “consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas”, outra definição proposta por Daniel et al. (1999) diz que “Sistemas agroflorestais são formas de uso da terra que envolvem deliberada retenção, introdução, ou mistura de árvores ou outras plantas lenhosas nos campos de produção agrícola/animal, visando obter benefícios resultantes das interações econômicas, ecológicas e sociais" .

Os SAFS são classificados segundo sua estrutura no espaço, seu desenho através do tempo e a função dos diferentes componentes, bem como os objetivos da implantação. Podem ser categorizados como as tipologias Alley Cropping, Taungya, Sistema Multiestrato, Quebra – vento ou Capoeira melhorada. Para esta matéria, não adentraremos às particularidades de cada sistema, o que ficará para uma outra matéria, pois abordaremos o que chamamos de o principal componente integrante desses sistemas, as árvores, suas influências e funções nos SAFs.

A árvores constituem um dos principais componentes desse sistema, pois além de atuar nas melhorias ambientais podem servir de renda extra para os produtores, seja na produção de frutos para comercialização, produção de madeira para lenha e até mesmo para fabricação de móveis.

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS

A presença do componente arbóreo nos SAFs pode influir de maneira diferente no desenvolvimento do estrato vegetal herbáceo, pois suas raízes competem com as raízes das plantas herbáceas e a sua copa intercepta a luz necessária para a fotossíntese. Assim, o crescimento das culturas em associação com espécies arbóreas pode ser prejudicado ou favorecido, dependendo de fatores como o grau de sombreamento proporcionado pelas árvores. A tolerância ao sombreamento, condição essencial em associações entre culturas agrícolas e pastagens com árvores, pode variar sensivelmente entre espécies.

As árvores podem influenciar também na quantidade e disponibilidade de nutrientes dentro da zona de atuação do sistema radicular das culturas consorciadas, principalmente pela possibilidade de recuperar nutrientes abaixo do sistema radicular das culturas agrícolas e pastagens e reduzir as perdas por lixiviação e erosão. Dessa maneira, a ciclagem de nutrientes minerais, em termos de sustentabilidade, é maior nos sistemas agroflorestais.

PRINCIPAIS FUNÇÕES

As árvores são responsáveis por desempenhar três papeis fundamentais nos SAFs o ambiental, econômico e o social.

AMBIENTAIS

Solo: As árvores presentes no sistema agroflorestal são responsáveis pela formação de serrapilheira (deposição de folhas e materiais diversos), que é fundamental no retorno da matéria orgânica para o solo. O fluxo de nutrientes solo-planta-solo beneficia tanto as árvores como as culturas agrícolas. A adubação ocorre naturalmente, não sendo necessário o uso de insumos químicos.

Água: Nos sistemas agroflorestais, as árvores ajudam a aumentar a capacidade de infiltração da água da chuva no solo. As folhas e materiais orgânicos que cobrem o solo contribuem para a manutenção e armazenamento da água disponível na propriedade.


wernermilena8: sim Manuela eu sei que essa resposta só que eu queria uma mais pequena mas como é que eu vou fazer resumida porque eu não tenho tanto espaço para escrever tudo isso
wernermilena8: eu tenho no máximo 5 linhas
Perguntas interessantes