O que são argumentos?
O que é proposta de intervenção?
O que deve ser feito e o que deve ser evitado?
O que é a norma padrão da língua portuguesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DO ENEM
REDAÇÃO
A proposta de intervenção que respeite os direitos humanos é a quinta competência de avaliação da prova de Redação do Enem.
De acordo com a matriz de avaliação da prova de Redação do Enem, a quinta e última competência a ser avaliada nos textos dos participantes é a elaboração de uma proposta de intervenção para o(s) problema(s) abordado(s) que respeite os direitos humanos. Isso significa que o participante deve não apenas problematizar o tema, refletindo criticamente a seu respeito, mas também deve sugerir ações que possam amenizar ou solucionar os problemas apresentados.
A diferença entre proposta de intervenção e ponto de vista
Como se trata de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, é importante que o participante saiba diferenciar a proposta de intervenção de ponto de vista. O texto dissertativo-argumentativo, o qual é eleito pelo Enem para avaliar os participantes, tem o objetivo de deixar os leitores bastante informados a respeito de um assunto. Porém, diferentemente da dissertação, além de falar sobre o assunto, o autor do texto dissertativo-argumentativo deve selecionar argumentos em defesa de sua tese, de seus pontos de vista, para não apenas convencer, mas persuadir os leitores a acatá-los.
O posicionamento do autor do texto deve estar claro e deve ser defendido a partir de uma argumentação consistente, ou seja, aquela que pode ser comprovada com informações verídicas: pesquisas, porcentagens, reportagens, notícias, mobilização de outras vozes de autoridades no texto para concordar ou refutar suas ideias (pesquisadores, filósofos, estudiosos, sociólogos, profissionais da área etc.).
Dessa forma, sugerir ações e indicar agentes que possam solucionar os problemas a respeito da problemática discutida no texto não pressupõe que o autor esteja posicionando-se com relação às informações e argumentos. Na verdade, na proposta de intervenção, o autor do texto deve posicionar-se com relação ao que deve ser feito daquele dia em diante. Isso é diferente de se posicionar com relação às informações, notícias e pesquisas sobre o tema, as quais foram selecionadas pelo autor do texto para desenvolver sua argumentação