O que são aminoácidos?
Soluções para a tarefa
Aminoácidos são moléculas orgânicas essenciais para que haja a fabricação de cadeias de proteínas num organismo vivo.
A estrutura molecular dos aminácidos é constituída de átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).
Os aminoácidos são moléculas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são responsáveis por ajudar na formação dos tecidos corporais (os músculos, por exemplo), enzimas, células do sistema imunológico e etc.
Tipos de aminoácidosEntre os 20 tipos de aminoácidos existentes na natureza, os organismos dos animais (incluindo os seres humanos) conseguem produzir 12, sendo que o restante deverá ser adquirido através da ingestão de certos alimentos.
As plantas, por sua vez, conseguem produzir todos os 20 aminoácidos.
Os aminoácidos que os organismos conseguem sintetizar são chamados de não-essenciais ou dispensáveis. Já os aminoácidos que só são adquiridos a partir da ingestão de determinados alimentos são conhecidos por essenciais.
Aminoácidos essenciaisEstes aminoácidos não são produzidos pelos organismos dos animais, mas devem ser consumidos a partir da ingestão de determinados alimentos. Mesmo não sendo naturais do organismo, são essenciais para que o corpo possa produzir proteínas.
Os aminoácidos essenciais são:
FenilalaninaValinaTriptofanoTreoninaLisinaLeucinaIsoleucinaMetioninaA maioria dos aminoácidos essenciais estão presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e etc.
Aminoácidos não-essenciaisTambém conhecidos como aminoácidos naturais, estas moléculas são produzidas pelo próprio organismo do indivíduo.
Os aminoácidos não-essenciais são:
GlicinaAlaninaSerinaCisteínaTirosinaÁcido AspárticoÁcido GlutâmicoArgininaHistidinaAsparaginaGlutaminaProlinaA arginina e a histidina são consideradas aminoácidos semiessenciais, pois durante a infância não são sintetizadas pelo organismo. Durante esta fase, no entanto, esses aminoácidos devem ser consumidos a partir da ingestão de alimentos específicos.