o que são alimentos sustentáveis?
Soluções para a tarefa
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que membros pertencentes a essa comunidade e sua economia possam preencher suas necessidades e expressar seu maior potencial no presente, preservando a biodiversidade e seu meio.
Portanto, a alimentação sustentável tem como objetivo produzir alimentos que não causem impactos ambientais, valorizar alimentos sem conservantes e frescos, bem como considerar os aspectos ambientais, sociais, éticos e saudáveis que envolvem o processo.
A alimentação sustentável vem ganhando força através de organizações e associações como o Slow Food, que adota o conceito de “ecogastronomia”, buscando associar o prazer de se alimentar com a responsabilidade ambiental e social. Este conceito, “alimentar-se bem”, significa uma visão mais ampla e envolve uma série de fatores indispensáveis que mostram o ato de comer e de se alimentar como uma arte que associa paladar e cultura.
Algumas medidas podem ser adotadas para promover a alimentação sustentável. Como exemplo, consuma alimentos menos processados, dando preferência a frutas e hortaliças “da época”, plantadas no local que será consumida, pois além de valorizar a região, reduzirá o desperdício de energia utilizada no transporte. Outro exemplo é verificar se os alimentos consumidos seguem a produção ecológica, exigindo a certificação dos produtores. Deste modo, o consumidor garante a procedência, a higiene do alimento e o respeito ao meio ambiente.
Munir o nosso aluno de conhecimentos relacionados ao tema alimentação saudável e sustentável é o nosso objetivo também como escola. Afinal, devemos sensibilizá-lo sobre o seu papel ativo no processo de educação e de alimentação da população, contribuindo para a formação de indivíduos que compreendam, problematizem e atuem na construção de propostas para a melhoria das condições de saúde e alimentação da sociedade.
Resposta:
A alimentação sustentável consiste em utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas, como cascas, talos, sementes, entrecascas e folhas.
Explicação: