História, perguntado por Minalga, 1 ano atrás

O que Rousseau defendia sobre o estado de natureza do ser humano?

Soluções para a tarefa

Respondido por gnunessouza15anos
120

Resposta:

Diferentemente de Locke e Hobbes,  Rousseau não acreditava que o estado de natureza seria uma etapa da história humana caracterizada por inconveniências que deveriam ser substituidas pela sociedade civil. Na verdade, Rousseau é conhecido por ser o filósofo do bom selvagem por atribuir características positivas ao estado de natureza. Na concepção de Rousseau, o ambiente natural seria como se fosse criado para servir as necessidades do homem. Por isso ele havia de ter poucas preocupações, tais como preservação, reprodução e alimentação.  Outro ponto importante é o fato de que em estado de natureza,  o homem primitivo vive em isolamento. A ausência de comunidades era consequência da falta de necessidade que um tinha do outro.  A propriedade privada de qualquer espécie não existia, esporadicamente os machos e as fêmeas se encontrariam com fins reprodutivos e os filhos deixariam suas mães assim que estivessem aptos a se alimentarem por conta própria.  Esse isolamento teria favorecido o surgimento de qualidades positivas ao homem natural, como a bondade, que é relacionada ao amor de si mesmo e a piedade.  Da mesma forma, o isolamento teria inibido aspectos negativos como a ânsia de poder e gloria, uma vez que estes dependem das opiniões alheias. Rousseau adiciona que essas características apenas fazem sentido para os que estabelecem algum tipo de relação social, logo elas não são uma realidade aos selvagens justamente pela falta de uma relação moral entre eles.

Eu fiz uma pesquisa me fala se tiver ou se ajudou por favor,aee se não ajudou eu posso tentar denovo!


Minalga: Ajudou sim! Muito obrigada!! ^_^
gnunessouza15anos: Nossa que bom,então obrigado você!
Respondido por paulacarvalhodigital
3

Rousseau defendia a ideia do "bom selvagem". Isso quer dizer, que ele acreditava que o homem é naturalmente bom, inocente e incapaz de fazer o mal a outros seres. Esse é o estado de natureza do ser humano, segundo o filósofo.

Porém, esse estado de natureza termina quando o ser humano cerca um pedaço de terra e o classifica como seu. Assim, segundo ele, a propriedade privada é o que gera a desigualdade e a violência.

Estado de natureza em Hobbes, Locke e Rousseau:

  • Hobbes acreditava na guerra de todos contra todos: "O homem é o lobo do homem";
  • Locke acreditava no direito natural do homem: "onde não há lei, não há liberdade"
  • Rousseau defendia a ideia do "bom selvagem"

Aprenda mais sobre Rousseau em: https://brainly.com.br/tarefa/14906000

Anexos:
Perguntas interessantes