O que resta da Ditadura
Em março de 2014, o golpe militar completou 50anos no Brasil se muitas pessoas saíram às ruas pedindo a punição dos responsáveis pelos torturas e pelos assassinatos, além de exigir esclarecimento sobre os "desaparecimentos" daquele período. O mesmo sentimento de que é preciso combater o esquecimento sobre o período levou a criação, em 2011, da Comissão Nacional da Verdade, encarregada de examinar e esclarece as violações de direitos humanos ocorridos no Brasil.
Questionário
1. Você já ouviu falar sobre esse recente período ditatorial no Brasil? Você acredita que a sociedade brasileira ainda seja afetada pelos acontecimentos relacionados ao regime militar no Brasil?
2.No texto reproduzido acima, o autor afirma que o uso da tortura e de outras formas de violência foi se incorporando ao cotidiano do país naquele período. O que você pensa sobre isso? Você acha que essas práticas ainda ocorrem no Brasil?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ditadura civil e militar: teve início com então presidente Castelo Branco, os piores momentos ( Anos de chumbo ) com o general Costa e Silva, e o fim com a eleição do então presidente Tancredo Neves, que morreu, dando o mandato para Sarney. Muitos foram os horrores na ditadura. A tortura psicológica e física que ficaram marcadas em muitas pessoas(vítimas) até os dias atuais. Além desses fatores marcantes, pode-se citar o econômico, que afeta até a contemporaneidade, sendo umas das muitas objeções que levaram ao final da ditadura em 1985. A sociedade tem um "Ranço"com as forças militares por conta desses grotescos fatos vivenciados. Torturas lamentáveis e cruéis foram realizadas, desde abuso sexuais até violência física, muitas pessoas que se declaravam comunistas tinham suas famílias maltratadas e, junto a mesma, violentada. Filhos recém nascidos eram tirados de suas mães. A repressão e opressão eram mais do que frequentes nessa triste realidade. Infelizmente muitos desses atos são realizados, nos dias atuais, não com a mesma frequência do que na época, até porque a ONU faz sua intervenção. Há quem compare tal realidade com o candidato à presidência e então ex-capitão do exército, Bolsonaro. Muitas pessoas ( de esquerda - PT, PC do B, PMDB e entre outros) o criticam como forma de repúdio e ódio, no entanto, não vale entrar no mérito. A ditadura civil e militar foi algo que ficará gravado nas lembranças E na história brasileira, como forma de nos lembrar da verdadeira e poderosa Democracia.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás