O que representou ideologicamente o imperialismo ?
Soluções para a tarefa
A historiografia marca o início do que denominamos imperialismo como sendo o final do século XV e meados de XVI. Mas, além disso, a geografia, também considera esse o marco do início do fenômeno da globalização. Nesse momento, as potências marítimas da época (principalmente os da península Ibérica) começaram o processo de expansão ultramarina, ou seja, iniciou-se, assim, um processo de interação cultural entre povos os quais antes estavam completamente isolados pelo vasto oceano.
Analisando de maneira ideológica o imperialismo, percebe-se, primeiramente, que há uma forte motivação capitalista - mercantil - a qual alicerça todo esse processo de exploração das novas áreas agora acessíveis. Depois, analisando principalmente as colônias das Américas, é notória uma imposição cultural das potências exploradoras, as quais utilizaram como comprovação de sua superioridade étnica ("racial") concepções eclesiásticas, a exemplo da maldição de Cam que fundamentou a menoridade dos povos africanos.
Em resumo, o imperialismo representou um embate cultural entre dominador e dominado e, assim, este, por meio de aculturação e imposição cultural, repreendeu, suprimiu os costumes e hábitos dos dominados. Por fim, a potência exploradora impôs sua própria cultura nas áreas conquistadas e objetificaram os povos por meio da escravidão (cujo novo valor era não mais o clássico da antiguidade; mas, sim, um embasado em uma concepção de cor/raça/gênero).