História, perguntado por ludmile18, 11 meses atrás

o que representou a lei Áurea?​

Soluções para a tarefa

Respondido por amandacarrolinotei
1

Resposta:

Explicação:

lei Áurea - Princesa Isabel sancionou a lei que pôs fim à escravidão. Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. "Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.Foi celebrado ontem, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, data instituída com o intuito de gerar reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, sendo estabelecido o dia da morte do líder Zumbi dos Palmares como data comemorativa. Mas o grande questionamento é se a Lei Áurea decretada em 1888 realmente representou o fim da escravidão no Brasil e a mudança de vida para os antigos escravos. Efetivamente a Lei Aurea representou o fim de mais de 300 anos de trabalho servil e de opressão dos negros no Brasil, contudo a efetivação da liberdade não resultou em mudança substancial na vida dos antigos escravos.  

Apesar de os negros terem deixado a condição de trabalhador escravo para a de trabalhador livre, passando a ser explorados pelo capital, transformando-se em trabalhadores subalternizados em relação aos não negros, não houve uma transformação significativa no sentido de mobilidade ascendente ou de melhoria nas condições materiais de existência. Ao contrário, muitos dos antigos escravos foram deixados à própria sorte, ao Deus dará e, em muitos casos, sem condição de sobrevivência e de acesso a novas oportunidades de trabalho, em razão também de não terem tido acesso, principalmente, à educação.

De fato, os ex-escravos, foram discriminados e criminalizados pela cor e pela raça, somando-se à população pobre nas grandes cidades, aumentando o número de desocupados, trabalhadores temporários, lúmpens, mendigos e, dessa forma, considerados “vadios” e “vagabundos”. Embora o destino dos antigos escravos tenha variado bastante, de maneira geral, a partir mesmo da campanha e do projeto de Abolição, não houve uma orientação destinada a integrar os negros às novas realidades e regras de uma sociedade baseada no trabalho assalariado. Assim, essa população continua sofrendo com a desigualdade racial, social e econômica, com a criminalização do espaço de moradia e sem a presença efetiva do Estado. Portanto, a liberdade não se constituiu em consecução, garantia de efetivação dos direitos de cidadania.


amandacarrolinotei: espero ter ajudado ;]
ludmile18: obg
Perguntas interessantes