O que representam os coacervados de oparin e os microferas de Fox na explicação para a origem da vida do nosso planeta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oparin e Haldane, de forma independente, formularam uma teoria que se difere em alguns pontos, mas de maneira geral postula que a vida originou a partir de moléculas orgânicas nos oceanos primitivos. Segundo eles, os gases da atmosfera durante milhões de anos sofreram com a ação de descargas elétricas e radiações. Isso fez com que as moléculas inorgânicas dessem origem às moléculas orgânicas, como as proteínas.
As proteínas eram então arrastadas pela água até o interior dos oceanos primitivos, agregavam-se e formavam os coacervados. Os coacervados podem ser definidos como proteínas aglomeradas e envoltas por moléculas de água. Os mares primitivos podiam ser considerandos grandes “sopas nutritivas”, devido a presença dessas substâncias orgânicas.
Fox preparou uma solução líquida contendo aminoácidos e colocou essa solução em uma superfície seca e aquecida. Em seguida, adicionou água salgada ao sistema, simulando a água do mar que molhava as rochas.
Após algum tempo, Fox analisou a solução no microscópio e observou a formação de umas pequenas esferas. Essas pequenas esferas tinham a propriedade de aumentar seu tamanho e se dividirem em esferas menores.Essas esferas eram formadas por proteínas em seu interior, resultantes das ligações entre os aminoácidos. Ao redor dessas esferas havia pequenas bolsas, provavelmente formadas por moléculas de água.Assim voltando a teoria dos coacervados.
Explicação: