Química, perguntado por juliajm, 11 meses atrás

O que representa cada linha horizontal e cada coluna vertical da tabela periódica?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunaelize
84
As linhas verticais da Tabela Periódica são denominadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.A família é caracterizada pelos elétrons do subnível mais energético, portanto os elementos de uma mesma família apresentam a mesma configuração na última camada.

A Tabela Periódica atual é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.


Respondido por LouiseSG
26

A primeira tabela periódica foi criada por Mendeleev, que organizou os elementos em ordem crescente de massa atômica. Porém, Moseley descobriu os números atômicos dos elementos e provou que as propriedades dos elementos químicos dependiam do seu número atômico.

Os elementos na tabela estão dispostos na horizontal, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

São sete períodos (linhas horizontais) na tabela atual, sendo que o número do período indica a quantidade de camadas eletrônicas que são preenchidas em cada átomo dos elementos.

As linhas verticais são denominadas grupos ou famílias, e representam os elementos que estão relacionados em suas propriedades. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias.

Mais em:

brainly.com.br/tarefa/20544164

Anexos:
Perguntas interessantes