Geografia, perguntado por Mateus11111199a9q, 1 ano atrás

o que quer dizer a expansao utilização sustentavel do solo

Soluções para a tarefa

Respondido por mariavitoriasil3
1

A falta de água é uma questão muito preocupante hoje no Brasil. Sob o pensamento de muitos especialistas, caso providências não sejam tomadas, esta riqueza natural pode estar com seus dias contados. É importante pensar que por trás de muitos questionamentos existe todo um processo na gestão dos recursos hídricos e que nesse contexto a agricultura, por representar mais de 70% do consumo da água demandada pela atividade humana, precisa ser analisada, tanto em seus problemas atuais, quanto em suas potencialidades alternativas.

“Há muito tempo se imaginava chegar a um ponto crítico na crise hídrica, e agora isso está acontecendo de forma dolorosa e radical. Não é um caso eventual de falta de chuva, mas algo que são consequências de ações. No caso específico da agricultura, é uma das vertentes mais importantes para analisarmos nesse momento crítico”, comenta o engenheiro agrônomo Tércio Jacques Fehlauer, doutor em Desenvolvimento Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pesquisador da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Tércio afirma que o mundo exige uma produção agrícola compatível à demanda crescente de alimentos, mas não concorda que o único modo de produção existente seja o modelo atual baseado na monocultura extensiva e criação de animais, com grande implicação na demanda e conservação da água no ambiente. "Há todo um sistema econômico e alimentar corporativo que gera uma dependência deste modelo de desenvolvimento, dificultando o avanço de alternativas mais adequadas, sobretudo baseado na diversificação das espécies vegetais e proteção de solo e água. Diante deste quadro, em especial com relação à crise da água, nota-se uma grande irresponsabilidade em meio à gravidade da situção", completa.

Já segundo a engenheira civil Synara Olendzki Broch, doutora em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (Universidade de Brasília) e coordenadora do curso de especialização da UFMS (Universidade Federalde Mato Grosso do Sul) em Educação Ambiental e Espaço Educadores Sustentáveis, a agricultura mesmo quando focada nas melhores técnicas para uso e manejo do solo, possui um cuidado ambiental pouco promovido por conta da escassez de instrumentos que motivem as pessoas a cuidar de suas terras de forma sustentável capaz de produzir água para todos. “O agricultor deveria ser pago por manter sua terra ambientalmente equilibrada e mantendo o ciclo hidrológico em funcionamento, porque ele está garantindo água não só para ele”, sustenta.

A engenheira ressalta que na prática, o que existe é desgovernança. “O assunto da recessão da água está em alta devido aos acontecimentos de esgotamento em São Paulo e por isso todos estão alarmados. Isso não é novo. Investir nesse processo de uso sustentável significa calcular o que vai se ganhar e perder, porém isto ainda não é uma prática comum. Na região Nordeste onde o clima é semiárido existe um avanço nessas questões”.

“A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota”, argumenta a professora.

Apesar de o maior percentual da água mundial ser destinado à agricultura não significa necessariamente que o setor seja o único vilão da falta de água atualmente. A escassez se deve a um conjunto de fatores somado a várias situações, conforme explica Synara.

Perguntas interessantes