O que q revolução mexicana reforçou no México
Soluções para a tarefa
As terras públicas, que era utilizadas por comunidades de camponeses, foram transferidas para particulares, o que ampliou a concentração de terras: 97% das propriedades produtivas mexicanas ficaram nas mãos de apenas 1% da população.
Além disso, cerca de 11 milhões de pessoas, numa população de 15 milhões em 1910, eram analfabetas, e pelo menos 90% viviam em estado de pobreza absoluta.
contra esse quadro alarmante, começou a ganhar força um movimento político que reunia diversas tendências, sob a liderança de Francisco Madero.
Em 1934, com a revolução encerrada, o general Lázaro Cárdenas assumiu a Presidência do México. Como primeiras medidas, aprofundou a reforma agrária e nacionalizou as empresas estrangeiras de petróleo.
Os sucessores de Lázaro Cárdenas deram início a uma política de conciliação com os Estados Unidos e com a elite conservadora do país.
O poder do PRI no México durou até o ano 2000, quando o candidato do Partido da Ação Nacional (PAN), Vicente Fox, antigo executivo de uma grande multinacional norte-americana, ganhou as eleições para presidente, dando fim a Revolução Mexicana.