O que possibilitou aos Estados Unidos se transformarem na grande potencia economica mundial apos a Grande guerra?
Soluções para a tarefa
Basicamente, o país precisou se tornar uma potência econômica e militar. Foi um longo processo que se estendeu por pelo menos 300 anos. Primeiro, os caras “arrumaram a casa”, resolvendo conflitos internos políticos e econômicos, unificando a sociedade americana e expandindo seu território.
Ao mesmo tempo, diversos setores da sociedade engajaram-se para tornar o país um ambiente favorável ao capitalismo. A receita básica era incentivar a iniciativa privada (ajudando empresários que queriam abrir o próprio negócio, por exemplo) e garantir que o governo se metesse pouco na economia (o mercado, pela lei da oferta e da procura, regularia o sobe-e-desce econômico).
Uma terceira mudança rolou no campo dos costumes: para “dominar” o mundo, a sociedade americana precisou superar seu histórico isolacionismo – a tendência de não se envolver em conflitos armados internacionais. Lá pelo final do século 19, o tripé do crescimento ianque estava armado. A expansão econômica exigia a busca de novos mercados, o que levou os Estados Unidos a guerrear com a Espanha, em 1898, o primeiro de muitos conflitos internacionais do Tio Sam.
“Guerra e crescimento econômico são quase que indissociáveis na aventura imperialista dos Estados Unidos”
Os Estados Unidos permaneceram fora do conflito a maior parte do tempo. Ao entrarem na guerra ao lado da Tríplice Entente, tornaram-se vitoriosos. Isso possibilitou decidir sobre acordos de paz e indenizações. Como não sofreram ataques em seu território, o país passou a produzir mais para vender para os países europeus, destruídos pela guerra, tendo altos lucros.