o que poderia ter levado o fim no NAFTA e a criação de um novo acordo com os mesmos pais mmembros
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Nafta, acordo comercial da América do Norte, representou, durante vinte e quatro anos, um tratado que representava o livre comércio entre Estados Unidos, Canadá, México e o Chile, como país associado. Ratificado em 1993, esse acordo tinha como objetivo facilitar o comércio entre os países que o aderiram, removendo algumas restrições comerciais sem atropelar as leis internas de cada nação.
Ao contrário de alguns outros acordos, como a União Europeia, o Nafta não permitia a livre circulação de pessoas, mas sim de bens e produtos, findando as barreiras comerciais entre os países e unindo seus interesses a fim de ampliar o mercado e aumentar a produtividade.
Os principais objetivos do Nafta eram:
Reduzir as barreiras alfandegárias, no que tangem às taxas cobradas em relação aos produtos importados;
Favorecer a circulação dos bens e serviços entre os países;
Promover o aumento das oportunidades de investimento entre os países;
Proteger a propriedade intelectual dentro de cada território;
Oferecer condições justas para uma competição na área de livre comércio.
O Nafta, em todo o período em que esteve em vigor, sofreu diversas críticas apesar de movimentar a economia entre seus países-membros. É bom ressaltar que há uma enorme disparidade econômica entre esses países. A economia mexicana é bastante dependente da economia estadunidense e muitos acreditavam que esse acordo intensificava ainda mais essa dependência.
Outro problema refere-se à questão das uniões trabalhistas do México, que são contra o acordo por acreditarem que os Estados Unidos ficam em vantagem quanto aos preços dos produtos agrícolas produzidos no México.
Por outro lado, os Estados Unidos acreditavam que sua economia estava sendo prejudicada, visto que muitas indústrias deslocaram-se para o Canadá e para o México devido aos atrativos econômicos em relação aos baixos impostos cobrados nessas áreas e a mão de obra mais barata. Os canadenses, por fim, criticavam o fato de que a parceria comercial com os Estados Unidos por vezes limitava o comércio com outros países.