Português, perguntado por aif52923, 5 meses atrás

O que poderia determinar as rupturas entre Cada tendência literária? Levante hipóteses.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaskrs92
2

Resposta:

Os movimentos literários no Enem são cobrados através de textos que estabelecem uma relação dialógica entre literatura, imagens e elementos histórico-culturais

Explicação:

Você já deve saber que a abordagem sobre os movimentos literários no Enem acontece de maneira peculiar, não é mesmo? Em vez de cobrar do candidato especificidades sobre cada escola literária, o exame exige a compreensão das características gerais e, principalmente, saber relacionar a Literatura com as várias funções linguísticas, assim como com os mecanismos para a elaboração de um texto literário.

Para ajudar você a entender melhor como é a prova de Literatura do Exame Nacional do Ensino Médio, o Vestibular Brasil Escola traz as principais características das escolas literárias mais cobradas no Enem ao longo dos dezoito anos de realização do exame. É importante também que você conheça o contexto histórico e social em que cada movimento literário esteve inserido, pois assim você estará preparado para contextualizar a Literatura com outros elementos fornecidos nas questões, como imagens, cartuns, tirinhas e anúncios publicitários. Bons estudos!

Estilos de Época no Enem

Fase Colonial

▪ Quinhentismo: ficou conhecido como a primeira escola literária brasileira. Seu principal texto foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, que embora seja um relato de viagem, possui considerável valor literário. Os textos do Padre José de Anchieta também foram muito importantes.

▪ Barroco: A principal característica do Barroco esteve na linguagem: rebuscada e repleta de jogos de palavras e ideias, além de uma primeira tentativa de abrasileiramento da linguagem literária. Seus principais representantes foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

▪ Arcadismo:  As principais características do Arcadismo foram a valorização da natureza e a ruptura com o estilo barroco, que valorizava o rebuscamento da linguagem. Seus principais representantes foram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa.

Fase Imperial

▪ Romantismo: As principais características do Romantismo foram a liberdade de criação, o sentimentalismo, a supervalorização do amor, a idealização da mulher e a evasão no tempo e no espaço. Principais representantes: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e José de Alencar.

▪ Realismo: As principais características do Realismo foram a apresentação de cenários urbanos como principais ambientações das obras, ironia e análise do perfil psicológico das personagens. Seus principais representantes foram Machado de Assis e Lima Barreto.

▪ Parnasianismo: As principais características do Parnasianismo foram a objetividade, o racionalismo, a impessoalidade e o grande apuro estético, sobretudo quanto à forma do poema. Seus principais representantes foram Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Fase Moderna

▪ Simbolismo: caracterizou-se pelo resgate dos valores do Romantismo, como a valorização do sonho e dos mistérios da morte. Seus principais representantes foram Eugênio de Castro e Cruz e Sousa.    

Perguntas interessantes