o que poderia acontecer com um fumante, especialmente se ele tiver uma ou mais artérias coronariana que já estejam com um pouco de gordura acumulada?
Soluções para a tarefa
Olá!
Os fumantes estão sujeitos a diversas doenças sistêmicas, sejam de forma direta (pelo acúmulo de substâncias presentes no cigarro) ou de forma indireta, como doenças cardiovasculares.
Em relação à segunda, no que tange as doenças cardiovasculares, o individuo poderia estar sujeito a processos de arteriosclerose, decorrente do acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos, podendo levar a embolias.
Resposta:
Como ocorre uma vasoconstrição, isto é, a musculatura do vaso se contrai, o calibre do vaso diminui internamente. Com isso, há passagem de menos sangue e um aumento da pressão. Se existe uma placa de gordura, esse efeito pode causar uma interrupção da passagem de sangue, impedindo o transporte de oxigênio e nutrientes para as outras regiões do coração, o que pode levar a um infarto.
Existe, com esta questão, a intenção de apresentar mais um dos riscos à saúde provocados pelo cigarro.
Este pode ser um interessante instrumento de avaliação, uma vez que mobiliza vários conhecimentos dos alunos para sua realização.
Fonte: Plurall