o que poderia acontecer com os humanos se o nosso sonho utópico da liberação do fardo de trabalho fosse realizado? se transferissemos de nós, tantos e todos os trabalhos para robôs? será que ainda estaríamos vivos? ainda seríamos úteis?
Soluções para a tarefa
É uma pergunta bastante difícil... recomendaria o livro "Homo Deus" pra você, de Yuval Noah Harari que explica um pouco da história da humanidade e nossas perspectivas para o futuro. Queria só ressaltar que a análise dele no livro é liberal e capitalista, correntes e ideologias que não apoio, mas que independente disso, as informações e análises do livro são muito boas.
Sobre esse assunto da libertação do fardo do trabalho e substituição por robôs, acho que seria quase que o fim das ideologias contemporâneas, inclusive do comunismo, que pauta seus discursos na libertação do trabalhador da exploração da burguesia e igualdade plena. Sem trabalhadores, para que o comunismo, ou o capitalismo?
Se pensarmos numa sociedade com trabalhadores robôs, eles não teriam qualquer direito, pois não são seres vivos. De fato, trabalhariam para nós, mas como ganharíamos riqueza?
O conceito da riqueza e do capital seriam mudados, pois o modo de ganharmos esses recursos capitalistas é trabalhando, e com isso podemos comprar comida, moradia, saúde e todas as outras coisas inúteis do consumismo. Mas numa sociedade sem trabalho, poderíamos pensar em um mundo com abundância de tudo, de toda mercadoria, de todos os transportes... A questão é: ou o dinheiro é mantido e temos uma desigualdade social nunca vista na história, ou vivenciamos a extinção do dinheiro, pois poderemos ter tudo e seremos iguais!
Por outro lado, ainda seríamos úteis sim, visto que somente nós podemos pensar em inovações, (os robôs foram criados por nós, portanto não têm a capacidade de criar novas ideias - pelo menos ainda-) e somos seres racionais e emocionais, artefatos inexistentes nos robôs.
No mundo liberal, as máquinas hoje desenvolvidas têm o propósito de substituir a massa trabalhadora para gerar mais lucro e produtividade nas fábricas, gerando um alto grau de desemprego, sem nenhum amparo significante às pessoas demitidas... Então acho que nós poderíamos caminhar não para um cenário de igualdade plena e utopia, mas para uma vida ainda pior entre os que têm tudo e os que não têm nada. Como se vivêssemos com uma barreira entre a subsistência e o mundo robotizado dos milionários, que produziriam tudo para si, pois não haveria mais dinheiro, em tese.
O desenvolvimento da tecnologia e da Inteligência Artificial, assim, são muito importantes mas perigosos, pois não temos ideia da possibilidade de autonomia que essas criações podem ganhar, além de todas as consequências que podem vir junto com a troca da pessoa pela máquina.
Seria o colapso da nossa sociedade ou o mais alto grau de avanço social já vivenciado por nós, ou um ou outro. Torço para o segundo!
Espero ter ajudado :)