Geografia, perguntado por andre51, 1 ano atrás

o que poderia acontecer com a floresta amazônica se a serapilheira deixasse de existir?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticialarissa5
34

O desaparecimento dos mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que compreendem a região amazônica implicaria consequências sem precedentes: 20% da quantidade de água doce na Terra, presente nos rios amazônicos, sumiria do mapa, além da extinção de quase metade das espécies de plantas e animais do planeta, muitas delas ainda desconhecidas pelos cientistas.

Nas aulas de Geografia, na escola, o nome Floresta Amazônica é um dos que mais se escuta pelos professores. Isso sem mencionar a matéria de biologia.

Ela é conhecida por conha de seu relevo volumoso, por ser uma floresta fechada e de um solo com poucas riquezas. Existem algumas florestas que são nebulosas também. A floresta compreende grande parte do território brasileiro, como os estados do Acre, Pará, Roraima, Amazonas, Amapá e Rondônia.

Em contraste ao solo com poucos recursos, a floresta amazônica se destaca por ser uma área com uma importante biodiversidade e por ser uma das mais importantes florestas tropicais de todo o mundo.

A importância dela é tamanha, que muita gente não consegue imaginar a vida sem a existência. É a mesma coisa sobre o surgimento da Terra. Mas o que aconteceria com o nosso planeta Terra se a Floresta Amazônica sumisse do mapa?


Grandes desequilíbrios climáticos seriam provocados em caso de destruição da maior floresta tropical do país.



Perguntas interessantes