o que poderá acontecer com um individuo que tenha u numero muito aumentado de plaquetas em seu sangue?
Soluções para a tarefa
Espero ter ajudado ;)
Policitemia Vera, Leucemia Mielóide Crônica, mielofibrose com metaplasia mielóide), doenças inflamatórias (febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, etc.) e doenças malignas (carcinomas, Doença de Hodgkin e Linfomas não Hodgkin).
Atualmente a contagem do número de plaquetas existentes no sangue é através da técnica de impedância (resistividade), de forma automatizada. Quando estamos com dúvidas na contagem do número das plaquetas, exemplo número muito baixo, no realizamos a contágem “manual”.
O valor normal das plaquetas é de:
150.000 a 350.000/mm3 – recém-nascidos até 5 meses de idade.
150.000 a 450.000/mm3 – a partir de 6 meses e adultos
Um elevado número de plaquetas no sangue periférico resulta de intensa produção pela medula óssea (hiperplasia megacariocítica). Os megacariócitos são as células da medula ósse que formaram as plaquetas. Os paciente também apresentam esplenomegalia e clínicamente pode ocorrer de sangramentos e/ou episódios de trombose.
Os critérios laboratoriais para confirmação diagnóstica são:
1. Contagem plaquetária acima de 600.000/mm3 em duas ocasiões diferentes, com intervalo de um mês; e
2. Biópsia de medula óssea mostrando proliferação da linhagem megacariocítica com número aumentado de megacariócitos grandes e maduros.
Adicionalmente, devem ser afastadas as seguintes doenças policitemia vera (PV), leucemia mielóide crônica (LMC), mielofibrose (MF), síndrome mielodisplásica (SMD) e trombocitose reativa:
O especialista que cuida destas doenças é o hematologista.
O termo trombocitemia significa aumento das plaquetas no sangue.