Artes, perguntado por cleidearlinda1978, 10 meses atrás

O que podemos descobrir sobre os primeiros habitantes do Brasil analisando suas pintura​

Soluções para a tarefa

Respondido por venancioetelvina8
3

Resposta:

Talvez algumas pessoas não saibam, mas os primeiros habitantes do Brasil não foram os portugueses, no período de sua exploração em 1500. Esses, ao chegarem em território brasileiro identificaram que já existia uma população vivendo nessas terras, Os índios ...

Explicação:

A Organização das Nações Unidas (ONU) entende os índios como os povos e comunidades que possuem uma ligação histórica com as sociedades antepassadas que viveram no território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Esses povos entendem-se como grupos distintos da sociedade nacional, possuindo suas próprias formas de organização|1|.

Essa definição mais técnica é utilizada para entendermos do que estamos falando quando nos referimos aos índios. Aqui no Brasil, a identificação de uma pessoa como indígena ou não segue a linha da autoidentificação, no entanto, quando falamos de povos indígenas, uma série de critérios, que dialogam com essa definição da ONU, são utilizados.

A identificação de um povo como indígena no Brasil vale-se de fatores, como|1|:

Continuidade histórica com sociedades pré-coloniais: ou seja, a descendência direta de povos que habitavam o Brasil antes de 1500.

Sistemas sociais, econômicos e políticos bem definidos: os povos indígenas possuem formas de organização distintas das da sociedade nacional. Essas formas indígenas não são padronizadas, mas marcadas pela diversidade.

Identificar-se como diferentes da sociedade nacional: a autoidentificação, como vimos, é um critério importante para que um povo ou pessoa possa ser classificado como indígena.

Quando o assunto são os índios, precisamos entender, desde o início, que não estamos falando de apenas um povo, mas de centenas de povos que estão reunidos sob esse termo. A diversidade cultural entre os povos indígenas é impressionante, e o censo do IBGE de 2010 (o último realizado) mostra que atualmente existem 305 etnias diferentes no Brasil, que falam cerca de 274 línguas|2|.

As diferenças culturais, no entanto, não significam que os índios são obrigados a viver separados ou isolados da sociedade. Isso também não significa que eles não têm direito de inserir-se no desenvolvimento tecnológico em que vivemos. Sendo assim, um indígena tem total direito e autonomia de lutar pela preservação de sua cultura e tradições, ter suas terras e fazer o uso de diferentes tecnologias, como o celular.

Um índio não deixa de ser índio por falar português, usar roupas ocidentais ou fazer uso de tecnologia. Muitas pessoas acreditam que os índios não devem fazer uso desses artigos porque elas possuem visões de mundo marcadas pelo desconhecimento e pelo preconceito em relação a eles.

Perguntas interessantes