História, perguntado por nataliaviviam2020, 7 meses atrás

O que podemos considerar sobre o propósito das comunidades humanas em criar instrumentos de medição e contagem do tempo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Kanaey
2

A contagem do tempo se faz de diversas formas e com o uso de inúmeras tecnologias. Para saber as horas, por exemplo, recorremos aos celulares, tablets, computadores e, claro, aos inúmeros formatos e modelos de relógios que funcionam à base de microchips, baterias e cristais. Na antiguidade, o homem media o tempo sem muitos artefatos, apenas de acordo com a própria sombra.

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para o atendimento às questões mais básicas de sobrevivência e, pode-se dizer, tal necessidade continua atual. Nossos afazeres, lazer, trabalho e até mesmo o sono estão atrelados à contagem de tempo para cada atividade. No trabalho, por exemplo, o valor do serviço, ou seja, a remuneração, é medida pelo tempo de dedicação em horas. Pelas leis brasileiras, um trabalhador tem que ter uma dedicação de 44 horas semanais para receber o salário, cujo valor é mensurado por hora/dedicação.

Mas como contar o tempo? Como saber quanto tempo o tempo tem?

De acordo com a professora de história medieval do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Neri de Barros Almeida, estabelecer mecanismos de fração e contagem do tempo foi uma necessidade muito antiga entre os primeiros homo sapiens. “Penso em uma situação como a da caça, que exige duas coisas importantes. Em primeiro lugar, o afastamento de parte do grupo dos ninhos e, portanto, a diminuição da segurança – o que, necessariamente, impunha limites temporais à ausência dos caçadores. Em segundo lugar, cito a necessidade de coordenação das ações de caça de animais, geralmente mais fortes e velozes do que o homem. Essa limitação tornou essenciais táticas de cooperação para que o homem atingisse seus alvos nutricionais. Assim, a medição do tempo pode ter surgido por causa da necessidade de melhorar os níveis de cooperação altruísta entre os homens que é, segundo o biólogo norte-americano Edward Wilson, a verdadeira chave que explica a sobrevivência de nossa espécie”.

Perguntas interessantes