O que podemos afirmar com relação ao desenvolvimento do paladar? O recém-nascido só desenvolve o paladar com 6 meses. Por isso, a alimentação complementar só deve ser realizada nesse momento. O recém-nascido tem preferência por sabor salgado. O recém-nascido já nasce com a capacidade de distinguir sabores. O sabor azedo indicaria reserva de energia.
Soluções para a tarefa
Na realidade, o paladar do bebê recém-nascido já nasce desenvolvido, com a capacidade para distinguir sabores, tanto que ele já reconhece sabores variados como o salgado, o azedo e o doce, tendo uma enorme preferência pelo doce.
Estudos comprovam que os bebês, enquanto ainda estão no útero da mãe, podem conhecer diversos sabores por meio do líquido amniótico, o qual ele respira e acaba engolindo, também.
De acordo com a alimentação da mãe, ele tem contato com diferentes sabores, que lhe chegam por meio desse líquido.
Além disso, os bebês nesse estágio já possuem a boca e a língua formadas, com papilas gustativas minúsculas, mas que lhe permitem decidir quais sabores ele gosta ou não.
A partir dos 5 meses de vida é que o bebê começa a reagir a alimentos salgados.
Importante lembrar que o sentido do olfato também acompanha a evolução do paladar dos bebês, sendo que eles já nascem um sentido olfativo apurado.
Espero ter ajudado!