O que pode ser feito no Brasil e no mundo para intervir a curto e longo prazo para melhorar a condição de vida de pessoas refugiadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:Um dos assuntos que vem estampando as capas dos jornais internacionais atualmente é a crise de refugiados no mundo. Devido a conflitos religiosos e políticos, desastres ambientais e até mesmo crises econômicas, muitas famílias deixam suas casas e cidades em busca de melhores condições de vida no exterior.
Mas como o Brasil pode ajudar na reestruturação da vida dessas pessoas? Quais órgãos eles devem procurar no país? Confira como o são assistidos os refugiados no Brasil:
Explicação:
É possível encontrar diversos órgãos e instituições que lidam com refugiados em nosso país, sejam eles governamentais ou privados. Confira:
CONARE
No Brasil, o principal órgão responsável pelo atendimento a refugiados é o CONARE – Comitê Nacional para Refugiados, vinculado ao Ministério da Justiça (governo federal). Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional.
Se o refugiado estiver acompanhado de sua família, é possível requerer também o mesmo status a seu cônjuge, ascendentes, descendentes e outros membros de seu grupo familiar (economicamente dependentes). Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional