o que pode acompanhar a dança?
O ritmo da música os passos
Soluções para a tarefa
Resposta:Existe uma conexão praticamente essencial entre música e dança. A dança, especialmente o ballet, na maior parte das vezes não renuncia à música ou ao ritmo, mas é fácil ignorar a música ou tratá-la apenas como um meio de manter a contagem. Ouça a música: inspira, motiva e realmente ajuda você a dançar melhor.
A música fornece o pulso fundamental; o ritmo e a contagem indicam onde você deve estar em determinados momentos específicos. Em algumas aulas de dança moderna, o acompanhamento é quase tão mínimo. Mas mesmo uma batida solitária pode sugerir a qualidade e o caráter do movimento; seus acentos podem lembrá-lo de escovar com força ou fechar rapidamente. Quando melodia e harmonia combinam ritmo e contagem, a música oferece informações e orientações abundantes para o bailarino.
Permita que a personalidade da música traga o mesmo para você. Se a música é ousada e grande, dance ousado e grande. Música delicada exige danças delicadas. A menos que um coreógrafo esteja tentando obter um efeito especial, deixe que a música “staccato” ou “pizzicato” inspire sua própria forma, clareza e ataque. Deixe a música “legato” ajudá-lo a conectar seus passos com fluidez em linhas suaves, flexíveis e alongadas. Trabalhe para se tornar versátil o suficiente para dançar confortavelmente todo tipo de coreografia.
Em seguida, leve-o ao próximo nível e considere as frases de cada música. As frases de movimento conectam passos individuais da mesma maneira que as frases musicais conectam notas individuais. Pense na sua dança como um colar de pérolas: cada pérola é linda por si só, mas o colar inteiro é mais ainda. Ouça a maneira como a música se forma ou muda de dinâmica; observe os clímax e as cadências. Pense no que você enfatizaria se você cantasse a linha da melodia e modelasse sua dança de acordo.
Estar “na música” significa que você alcança a posição correta na contagem apropriada. Estar “atrasado” ou “por trás da música” significa que você não está chegando onde deveria estar na hora na certa. Musicalidade, no entanto, é mais do que apenas estar na música. É a capacidade de ouvir qualidades e estruturas sutis na música e depois comunicá-las através da sua dança.
E mesmo a musicalidade é uma habilidade possível de ser treinada e melhorada. O treinamento da musicalidade e aprender a contar a música só podem ajudá-lo como bailarino; no mínimo, ouça música fora da sala de aula para melhorar sua musicalidade. Uma das formas de se treinar para você identificar o ritmo, é simplesmente permitindo que sua mão bata suavemente junto com a música. Isso vai acentuar automaticamente a batida, permitindo que você diferencie, por exemplo, uma marcha, que é em tempo de 4/4 (quatro tempos para uma medida), de uma valsa, que é em tempo de 3/4 (três tempos em uma medida). Da próxima vez que você ouvir “Valsa das Flores”, de Tchaikovsky, do Quebra-nozes, ouça os “um dois três, um dois três” desse ritmo. Depois, experimente a “Dança dos Cavalheiros”, de Romeu e Julieta, de Prokofiev, para os pesados ”um dois, um dois” de seu ritmo. Leve consigo essa habilidade auditiva aprimorada para a aula de dança e evolua para músicas mais complicadas.
A musicalidade também resolve problemas. Quando uma pirueta não está saindo, ou você está atrasado em uma sequência rápida, ouça o ritmo e a contagem da música. Você pode melhorar, alterando a contagem. A música pode dar o impulso necessário para você passar por uma sequência longa e difícil. Quando estiver sinalizando, use a música e sinta-a, deixando cada movimento fluir por ela. Você não ficará sem fôlego tão rapidamente.
Seu professor pode te estimular a não confiar na contagem para incentivar a sensibilidade musical e desencorajar a dança robótica. Embora o cultivo de sua própria musicalidade seja extremamente importante, não perca de vista que a contagem ainda é uma habilidade essencial para os dançarinos. Alguns dançarinos são naturalmente musicais, mas, para aqueles que precisam de tempo para desenvolver um ouvido, contar ajuda. Se você estiver em um grupo ou dançando uma música complexa, a contagem faz com que todos se movam em uníssono. Apenas uma coreografia precisa ser contada. No final do “Concerto Barroco”, por exemplo, os dançarinos pulam e movem os braços em contagens rápidas de quatro, enquanto a música está em contagens lentas de três.
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