Sociologia, perguntado por ThiagoSilva171, 1 ano atrás

o que Platão quis passar ou explicar com o mito da caverna?

Soluções para a tarefa

Respondido por foguinho2
2
O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade. 

Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo ilusório das coisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, corruptiveis, não são funcionais e, por isso, não são objetos de conhecimento
Respondido por fabiowilli
2
No Mito da Caverna, a caverna simboliza a nossa sociedade, e nós os prisioneiros. A ideia de Platão, era mostrar que nós, somos muito influenciados pelos esteriótipos e pela cultura. A partir do momento que nos 'libertarmos das correntes', abrindo nossas mentes, estaríamos livres para conhecer a realidade, fora da caverna.

ThiagoSilva171: obg mano ✌
fabiowilli: Dispõe!!
ThiagoSilva171: pfvr responde as outras ai kkk
fabiowilli: Heheh
fabiowilli: Blza, vou ver no que eu consigo te ajudar!!
fabiowilli: Blza amigão?? Se puder classificar as respostas todas, estará me ajudando bastante!! Precisando, chama aí!!
Perguntas interessantes