o que permitiu que o imperio romano resistisse aos ataques barbaros
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
No período da decadência de Roma, o imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para Bizâncio, cidade grega remodelada, passando a chamar-se Constantinopla.
Posteriormente, em 395, o imperador Teodósio dividiu o Império Romano entre seus filhos Honório, que recebeu a parte ocidental, e Arcádio, que recebeu a parte oriental.
Dessa divisão surgiram o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e o Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla.O Império Romano do Ocidente não conseguiu deter as invasões bárbaras. Formaram-se então diversos reinos.O Império Romano do Oriente, por sua vez, conseguiu resistir às invasões bárbaras e perdurou ainda por onze séculos, ficando conhecido como Império Bizantino.
Enquanto a parte ocidental mergulhou durante praticamente 1000 anos no Feudalismo, a porção Oriental do antigo Império Romano manteve intensa atividade comercial e urbana. O Império Bizantino alcançou grande esplendor econômico e cultural e suas cidades tornaram-se luxuosas e movimentadas. A doutrina cristã passou a ser discutida em minúcias e com intensidade.
Durante os primeiros séculos, os costumes romanos foram preservados. Depois, houve predominância da cultura helenística (grega e asiática). Assim, a civilização bizantina foi marcada pela integração entre elementos do Ocidente e do Oriente.Justiniano (527-565) foi um dos mais importantes imperadores bizantinos. Em seu governo, moveu uma série de guerras contra os bárbaros para reconquistar os territórios perdidos pelo Império Romano. Conseguiu ocupar o norte da África, derrotando os Vândalos, posteriormente, os Ostrogodos na Península Itálica e, por último, os Visigodos no sul da Espanha.
Perguntas interessantes