Sociologia, perguntado por kethlyngabrielynunes, 9 meses atrás

O que permitiu o surgimento da "sociedade disciplinar" segundo Michael Foucault?

Soluções para a tarefa

Respondido por ducivaniadiretoranuc
1

Resposta:

Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas. Foucault aponta genealogicamente uma das causas: a disciplina, é a face obscura da luta pelos direitos, é seu contraponto.

Não se trata de contestar a importância da luta pelos direitos e da revolução francesa, mas de observar em que medida a ascensão burguesa promoveu e ao mesmo tempo suprimiu os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Cortem a cabeça dos reis! Coloquemos o Homem no lugar! E assim, inicia-se um processo que enquadra a multiplicidade sob linhas de normalidade e semelhança.

A Sociedade Disciplinar tem dois métodos que culminam numa estrutura. Primeiro: uma arquitetura que se transformará em arquétipo para um tipo de sociedade. O homem inventou o espaço da excelência disciplinar, onde o olho do poder está sempre atento. O espaço da disciplina é recortado, imóvel, fechado; o tempo é medido, cronometrado, repetido, fiscalizado. Cada qual prende-se ao seu lugar e sua rotina, permanentemente fiscalizados e vigiados.

De outro lado, uma série de recursos para o bom adestramento. O que nossa sociedade produz de melhor? Indivíduos produtivos, claro. Dispusemos nossas instituições para a formação de uma fábrica de subjetividades obedientes. A disciplina não quer, jamais, reduzir as forças. Ela quer selecioná-las, torná-las mais efetivas. Adestrar é dispor as forças de um corpo para um determinado destino, fazê-lo responder à vigilância, à punição e ao exame como Homem, racional, confiável, adulto, sadio, branco, heterossexual, europeu, enfim, normal.

Devemos sempre lembrar que, de agora em diante, o Poder só reprimirá em última instância. Só a ingenuidade dos Reis permitia que eles acreditassem na soberania de seu poder. A repressão é um mecanismo estúpido e produz os dispositivos frágeis de poder. Assim, nossa sociedade se refinou. Nosso poder é Micropoder, ele é difuso, desconfiado, astuto, está em todos os lugares.

Para entender como funciona a sociedade disciplinar, precisamos pensar como a disciplina passou de força local para tecnologia política. A questão é a difusão social do Panóptico como uma tecnologia de poder que põe em marcha, como função generalizada, os processos disciplinares. Primeiro, o olhar exige muito pouca despesa, o que vem a calhar com o capitalismo sempre crescente! Aliás, o modelo disciplinar teria pouca influência sem a revolução industrial, a formação das cidades e das classes trabalhadoras.

Perguntas interessantes