O que permaneceu e o que acabou, no Iluminismo e Revoltas na colonia Portuguesa?
Soluções para a tarefa
MOTIVO: PROIBIÇÃO DA ESCRAVIDÃO INDÍGENA
REVOLTA DE BECKMAN (MARANHÃO, 1684)
MOTIVOS: CONTRA O MONOPÓLIO DA CIA GERAL DO COMÉRCIO DO MARANHÃO E PROIBIÇÃO DA ESCRAVIDÃO INDÍGENA
GUERRA DOS EMBOABAS (SÃO VICENTE, 1707 1710)
MOTIVO: DISPUTA PELO OURO
GUERRA DOS MASCATES (PERNAMBUCO, 1710)
MOTIVO: ENDIVIDAMENTO DOS SENHORES DE ENGENHO (OLINDA) COM OS COMERCIANTES REINÓIS (RECIFE)
REVOLTA DE VILA RICA (OU FELIPE DOS SANTOS, 1720)
MOTIVO: CASAS DE FUNDIÇÃO
Revoltas Coloniais e ConflitosEm função da exploração exagerada da metrópole ocorreram várias revoltas e conflitos no período colonial do Brasil.
Dentre as principais revoltas e conflitos do período temos:
Guerra dos Emboabas – os bandeirantes queriamexclusividade na exploração do ouro nas minas que encontraram. Entraram em choque com os paulistas que estavam explorando o ouro das minas.Revolta de Filipe dos Santos – ocorrida em Vila Rica, representou a insatisfação dos donos de minas de ouro com a cobrança do quinto e das Casas de Fundição. O líder Filipe dos Santos foi preso e condenado a morte pela coroa portuguesa. Inconfidência Mineira (1789) – liderada por Tiradentes, os inconfidentes mineiros queriam a libertação do Brasil de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e os líderes foram condenados.Revoltas Coloniais – Período ColonialAs revoltas ocorridas no Período Colonial costumam ser divididas didaticamente em Nativistas e Separatistas.
REVOLTAS NATIVISTAS
Foram movimentos de protesto contra o excesso de exploração por parte de Portugal, bem como, conflitos internos entre grupos rivais, mas sem qualquer pretensão de independência.
As principais foram:
A Aclamação de Amador Bueno da Ribeira Vila de São Paulo (1641)