História, perguntado por isaaaaaaa2, 1 ano atrás

O que os pesquisadores descobriram pesquisando o sambaqui de Tapeirinha? Qual é a importância dessas e de outras descobertas feitas na Região Amazônica?

Soluções para a tarefa

Respondido por Zalasik
2
Em diversos lugares do mundo, os povos primitivos deram início ao processo de sedentarização escolhendo lugares ricos em recursos naturais. Entre sete mil e quatro mil anos atrás, quando os níveis dos mares estabilizaram-se, podemos encontrar muitos desses acampamentos ou sítios principalmente nas regiões costeiras, pois esses grupos humanos passaram a explorar de forma mais intensiva os recursos aquáticos dos oceanos e zonas litorâneas. Suas dietas consistiam basicamente de peixes, crustáceos, molúsculos e mamíferos aquáticos complementadas por produtos terrestres. 
No Brasil o nome dado a esse tipo de ocupação primitiva é SAMBAQUI. No baixo Amazonas, a ocorrência de Sambaquis é registrada desde o sec. XIX. O Sambaqui de Taperinha foi identificado e escavado em 1870 por Charles Hartt e até hoje é o principal sítio arqueológico desse tipo no Brasil. Sua localização se dá em um braço do rio Amazonas, próximo ao rio Tapajós e à cidade de Santarém. Ao ser escavado os pesquisadores perceberam as riquezas que esse tipo de assentamento possuía. Encontraram diversos tipos de cerâmicas, utensílios utilizados para alimentação e para cerimônias. Descobertas estas que são fundamentais para o entendimento das pequenas sociedades primitivas que tivemos no Brasil.       
Perguntas interessantes