Geografia, perguntado por victorapmarciano, 10 meses atrás

o que os irmaos vila boa fizeram na marcha do oeste?

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Respondido por brendasilva151202
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No final dos anos 1930, o presidente Getúlio Vargas lançou a Marcha para o Oeste, com o intuito de estender a presença do Estado ao Centro-Oeste e Norte do país. Em 1943, os irmãos Villas-Bôas se alistaram na primeira expedição do projeto, a Roncador-Xingu, deixando tudo para trás, inclusive as carreiras profissionais que tinham até então. A viagem para aquele mundo desconhecido mudou para sempre suas vidas e se transformou em um capítulo importante da História do Brasil.


Instruídos, os Villas-Bôas precisaram se passar por analfabetos para serem aceitos no grupo, já que o intuito do governo naquele momento era recrutar, majoritariamente, trabalhadores braçais, para abrir caminhos e ocupar terras. No entanto, graças aos conhecimentos que tinham sobre a região alvo da expedição e os métodos de organização que dominavam, os irmãos logo assumiram postos de comando. Orlando, o mais velho dos três, acabou se tornando o grande líder.



Grande negociador, Orlando foi o responsável por mediar a maioria dos contatos feitos na região e intermediar a maior parte dos conflitos. Com uma visão sistêmica que poucos tinham, foi capaz de garantir o andamento da expedição e, ao mesmo tempo, garantir a preservação do espaço e cultura das comunidades indígenas encontradas no caminho.


Sem soberba pela posição de liderança conquistada, os três colocaram a mão na massa tal qual todos os outros sertanistas integrados na expedição. Abriram estradas, construíram pontos de apoio, carregaram suprimentos e fizeram vários outros trabalhos braçais, como qualquer outro integrante da expedição. No fim das contas, tomaram parte em todas as etapas do processo que lideraram.


Ao longo de quase 30 anos dedicados ao trabalho entre o Centro-Oeste e o Norte, os irmãos Villas-Bôas foram responsáveis por conduzir a fundação de quase 40 cidades e vilas, a abertura de 1.500 km de estradas, a criação do Parque Nacional do Xingu e, principalmente, a desconstrução da imagem histórica que o país tinha de que os índios eram simplesmente selvagens, sem cultura nem organização social.


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