Geografia, perguntado por analuizavieira528, 9 meses atrás

o que os especialistas acreditam sobre a crise de 2008?​

Soluções para a tarefa

Respondido por otoniel7
1

Resposta:

A macroeconomia tende a avançar — ou, pelo menos, a mudar — a cada crise.

A Grande Depressão desacreditou a ideia de que as economias se corrigiam sozinhas e as décadas seguintes viram o desenvolvimento da teoria keynesiana e o uso do estímulo fiscal.

A estagflação dos anos 1970 levou ao desenvolvimento de verdadeiros modelos de ciclo de negócios, que consideravam que as recessões faziam parte do funcionamento eficiente da economia e que a intromissão de um banco central provavelmente só causaria inflação.

As dolorosas recessões do início dos anos 1980 provocaram uma transição para os chamados modelos neokeynesianos, nos quais a política monetária é a principal força estabilizadora da economia.

A bolha imobiliária que atingiu o pico em 2006, a crise financeira de 2008 e a Grande Recessão que veio depois constituem outra crise. Até agora, porém, ela produziu principalmente evolução, mais do que revolução, na concepção dos economistas sobre o ciclo de negócios.

A bolha e a crise que se seguiu convenceram os macroeconomistas de que as recessões muitas vezes emanam do setor financeiro — uma ideia muitas vezes rejeitada ou negligenciada anteriormente. Houve então uma enxurrada imediata de atividade, porque os economistas se apressaram em incluir as finanças em seus modelos padrão. Alguns acreditam agora que a adição das finanças permitirá que os modelos neokeynesianos prevejam as crises antes que elas aconteçam; outros são, compreensivelmente, céticos


analuizavieira528: muito obrigada
analuizavieira528: muito obrigada
otoniel7: denada
Perguntas interessantes