O que os cientistas da época buscavam compreender para superar as incoerências do modelo de Thomson?
Soluções para a tarefa
Bohr aperfeiçoou o modelo de Thomson ao propor as sete camadas do átomo, de cargas diferentes.
Modelo de Thomson
John Dalton descobriu os átomos em 1804. Ele pensava que eram as menores partículas da matéria, que não podiam ser decompostas em partículas menores. Ele os imaginou como esferas sólidas e duras. Não foi até 1897 que um cientista chamado Joseph John (JJ) Thomson descobriu que existem partículas menores dentro do átomo.
Thomson nasceu na Inglaterra e estudou na Universidade de Cambridge, onde mais tarde se tornou professor. Em 1906, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física por sua pesquisa sobre como os gases conduzem eletricidade. Essa pesquisa também levou à descoberta do elétron.
Em sua pesquisa, Thomson passou a corrente através de um tubo de raios catódicos, semelhante ao visto na figura abaixo . Um tubo de raios catódicos é um tubo de vidro do qual praticamente todo o ar foi removido. Ele contém um pedaço de metal chamado eletrodo em cada extremidade. Um eletrodo é carregado negativamente e conhecido como cátodo. O outro eletrodo é carregado positivamente e conhecido como ânodo. Quando uma corrente elétrica de alta tensão é aplicada às placas terminais, um raio catódico viaja do cátodo para o ânodo.
Thomson também sabia que os átomos são neutros em carga elétrica, então ele fez a mesma pergunta: como os átomos podem conter partículas negativas e ainda serem neutros? Ele levantou a hipótese de que o resto do átomo deve ser carregado positivamente para cancelar a carga negativa dos elétrons.
Mais sobre o modelo de Thomson em:
https://brainly.com.br/tarefa/5266742
#SPJ4