O que Olga Prestes simbolizava para provocar uma convulsão entre os prisioneiros contra sua extradição para a Alemanha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olga Benário foi uma revolucionária comunista nascida na Alemanha. Muitos afirmam que ela teve parte em um movimento conhecido como Intentona Comunista. A Intentona foi uma tentativa de golpe militar promovida pela Aliança Libertadora Nacional, em 1935, contra o governo de Getúlio Vargas. Esposa de Luiz Carlos Prestes, foi presa e deportada para a Alemanha nazista em 1936, onde morreu em uma câmara de gás em um campo de extermínio em 1942. Sua história foi resgatada no Brasil a partir da década de 1980.
Juventude de Olga
Explicação:
Olga Benário nasceu em 12 de fevereiro de 1908, em Munique, na Alemanha, e tinha uma família com recursos. Seus pais chamavam-se Leo Benário e Eugenie Benário. Olga ingressou na vida de militância política cedo: aos 16 anos, saiu de casa e mudou-se para Berlim com o namorado Otto Braun para atuar nas manifestações dos trabalhadores. Nesse período, Olga atuou, principalmente, no combate contra as milícias de extrema-direita que ganhavam força na República de Weimar.
Foi obrigada a fugir da Alemanha em 1928 após participar do assalto que libertou Otto Braun da prisão de Moabit. Por essa razão, foi acusada de alta traição à pátria e refugiou-se em Moscou, na União Soviética. Em Moscou, Olga ingressou na juventude da Internacional Comunista, onde recebeu formação política e treinamento militar.
Ainda em Moscou, conheceu o brasileiro Luiz Carlos Prestes, muito conhecido no Brasil pela sua atuação na Coluna Prestes – um movimento armado que chegou a ter 1.500 homens, que marcharam pelo interior do Brasil denunciando a miséria da população e lutando contra as tropas do governo durante a República Velha. Atuaram principalmente no período de governo do presidente Artur Bernardes.