História, perguntado por Sabrisna31, 8 meses atrás

o que ocorreu no brasil após a guerra do paraguai em relação a questão abolicionista​

Soluções para a tarefa

Respondido por treokiu
0

Resposta:

Os dados acerca do número total de mortos são desencontrados e polêmicos, sobretudo pela ausência de um censo organizado à época. Os dados variam entre 150 mil e 300 mil soldados mortos, número somente inferior ao conflito da secessão norte-americana da década de 1860, quando morreram mais de meio milhão de soldados.

A Guerra do Paraguai foi deflagrada em 12 de novembro de 1864, quando Solano López, ditador paraguaio, apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda e, posteriormente, invadiu Corumbá e Uruguaiana, no Brasil, e Corrientes, na Argentina. A economia paraguaia, desenvolvida a partir de um programa isolacionista, estava baseada na produção de algodão e erva-mate e em estaleiros, entretanto, vivia na dependência dos portos de Buenos Aires e Montevidéu para manter seus contatos com o exterior. Solano Lopez, que contratara técnicos europeus de várias áreas para promover o desenvolvimento desse país – como o famoso tenente- -coronel Thompson – tencionava desequilibrar o quadro de forças na região, criando um “grande Paraguai” às custas dos países vizinhos.

O argumento para o início da guerra foi a intervenção do Império brasileiro na República Oriental do Uruguai, descontente com as medidas tomadas pelo presidente blanco Bernardo Berro, qualificado pelo Rio de Janeiro como hostil aos interesses econômicos do Brasil. Berro, substituído pelo também blanco Atanasio Cruz Aguirre, aumentou impostos sobre a atividade pecuarista, restringiu os assentamentos de brasileiros no país e proibiu a

Perguntas interessantes