o que ocorreu na sociedade russa com a desigualdade economica ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A desintegração econômica do país foi quase total, sendo que a fome era o principal problema a se enfrentar. Frente a isso, o governo bolchevique recuou no controle estatal com a adoção da Nova Política Econômica (NEP), dando liberdade de comercialização interna aos camponeses, que puderam escoar sua produção agrícola.
Explicação:
A desintegração econômica do país foi quase total, sendo que a fome era o principal problema a se enfrentar. Frente a isso, o governo bolchevique recuou no controle estatal com a adoção da Nova Política Econômica (NEP), dando liberdade de comercialização interna aos camponeses, que puderam escoar sua produção agrícola. Ao mesmo tempo as bases administrativas de centralização do Estado foram sendo criadas para garantir um impulso de industrialização.
A adoção dos planos quinquenais a partir de 1928 mudaria de vez o cenário social russo. Um intenso processo de industrialização foi realizado a partir da elaboração de planejamentos econômicos. Indústrias foram construídas em todo o país, aumentando consideravelmente o número de operários. No campo houve a estatização das terras (também conhecida como coletivização), em que os camponeses ricos foram expropriados e grandes fazendas coletivas foram formadas. Uma estrutura educacional e de saúde pública foi criada para atender à população.
Mas a liberdade política foi novamente restringida, de forma parecida ao que ocorria no czarismo. A oposição aos líderes bolcheviques que estavam no poder somente poderia ser feita na clandestinidade. Prisões, deportações para a Sibéria e execuções de opositores eram constantes. Tal situação mostrou que na História, apesar das profundas transformações sociais que ocorrem, muitos elementos do passado ainda persistem, evidenciando as contradições de nossa existência social.