o que ocorreu entre os séculos v e xv?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Idade Média é conhecida como o período mais “sombrio” da história humana. Ela ocorreu entre os séculos V e XV d.C., iniciando com a queda do Império Romano do Ocidente e terminando com a chegada da modernidade. Vista por uma perspetiva muito negativa, é chamada também de a “Idade das Trevas”. Esta ideia está, em grande parte, relacionada com o declínio de certas atividades, como as investigações científicas e artísticas. Talvez por esse motivo, muitos pensam que, durante esse tempo, não havia qualquer noção de planejamento urbano por parte das sociedades. Mas isso está incorreto. O século V é conhecido por ser um período de migração e instabilidade política em toda a Eurásia. No seculo VI no Ocidente, este século marca o fim da Antiguidade Clássica e o início da Idade Média. Sec VII ocorre a expansão do Islã e as conquistas muçulmanas começaram com a unificação da Arábia. Sec VIII A costa do Norte da África e da Península Ibérica rapidamente caiu sob o domínio árabe islâmico. Sec IX Era dos Normandos, embora na Europa seja o século da união política do Cristianismo em torno da figura de Carlos Magno, rei dos Francos, a principal potência da Europa. Sec X dinastia Song foi estabelecida. O mundo islâmico experimentou um apogeu cultural, especialmente em al-Andalus sob o Califado de Córdoba e no Império Samânida sob Ismail Samani. Sec XI a Europa encontrava-se num regime feudalista com o início da Baixa Idade Média. Foi nesse século que pequenas cidades começaram a surgir e popularizar-se, criando uma população urbana que mais tarde se tornaria a burguesia.
Houve também um aperfeiçoamento de técnicas agrícolas, como a introdução do arado de ferro e do rodízio de três campos, aumentando assim a quantidade de produção de alimento que em consequência rendeu num aumento populacional. Com o renascimento urbano práticas comerciais como o artesanato foram impulsionadas.
Aos poucos a Europa começa a se modificar e os textos dessa também. Durante esse século a cultura medieval atinge seu apogeu. Obras escritas com ramo em teologia e filosofia começam a ser publicadas, há uma redescoberta de Aristóteles. Sec XII a religião foi o eixo em torno do qual giraram os eventos mais importantes da Europa. A Segunda Cruzada e a Terceira Cruzada aconteceram. Sec XIII O Império Mongol foi fundado por Gengis Khan, que se estendia da Ásia Oriental à Europa Oriental. As conquistas de Hulagu Khan e outras invasões mongóis mudaram o curso do mundo islâmico, mais notavelmente o Cerco de Bagdá (1258), a destruição da Casa da Sabedoria e o enfraquecimento do Sultanato Mameluco do Cairo (Egito) e do Sultanato de Rum. Sec XIV Durante este período, ocorreram grandes desastres políticos e naturais na Europa e nos quatro canatos do Império Mongol. A África Ocidental e o subcontinente indiano, no entanto, experimentaram crescimento econômico e prosperidade Ocorreu também, a peste negra. A Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351. Acredita-se que a bactéria Yersinia pestis, que resulta em várias formas de peste (septicémica, pneumónica e, a mais comum, bubónica), tenha sido a causa. A Peste Negra foi o primeiro grande surto europeu de peste e a segunda pandemia da doença. A praga criou uma série de convulsões religiosas, sociais e económicas, com efeitos profundos no curso da história da Europa. Sec XV Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna.