O que ocorre com os vasos sanguíneos em um indivíduo diagnosticado com aterosclerose? quais são os riscos para o indivíduo?
Soluções para a tarefa
Ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas. O endurecimento das artérias ocorre ao longo do tempo. Além do envelhecimento, fator de risco comum entre várias doenças cardíacas, outros fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver aterosclerose incluem:
Pressão arterial elevada
Colesterol alto
Diabetes
Obesidade
Tabagismo
História familiar de doença cardíaca
Sedentarismo
Doenças renais crônicas
Na aterosclerose há um depósito de placas de gordura na parte interna das artérias. Com o tempo, essa placas se calcificação e as artérias ficam extremamente estreitas perdem elasticidade, o que favorece o surgimento da hipertensão. Além disso, o estreitamento dos vasos diminui o fluxo sanguíneo e os órgãos irrigados passam a receber menos oxigênio, é a isquemia.
Se esse estreitamento afetar as artérias coronárias, uma parte do coração morre e leva ao infarto ou o ataque cardíaco. No cérebro a isquemia, a hipertensão, e a trombose pode levar ao AVC.