Química, perguntado por bia1941, 11 meses atrás

o que ocorre com o excesso ou falta de proteinas

Soluções para a tarefa

Respondido por Macarii2410
1
Não existem doenças específicas causadas por falta de carboidratos, somente sintomas. A escassez de carboidratos desencadeia hipoglicemia que é oexcesso de insulina no corpo, o que culpa níveis muito baixos de açúcar no sangue.
A falta de carboidratos resulta ainda na menor ingestão de fibras, o que pode causar distúrbiosintestinais, desidratação, fraqueza e náuseas. Os rins também passam a trabalhar acima do limite, assim como o fígado, obrigado a processar uma quantidade de gorduras maior que a recomendável. 
Além disso,dietas ricas em gorduras e pobres em fibras e carboidratos estão relacionadas a alguns tipos de câncer.
m primeiro lugar, é importante reforçar a ideia de que a proteína é o único macronutriente que não se acumula no nosso organismo como forma de gordura. Atenção: isto não significa que se comer bifes todos os dias não vá engordar — os alimentos são constituídos por vários nutrientes e não apenas por um. Aquilo que o organismo faz é utilizar a proteína de outras formas. Ainda que não se consiga estabelecer um valor fixo para aquilo que representa a proteína a mais, sabe-se que atingindo determinado ponto excessivo no seu consumo, “existe um limite na capacidade de o corpo metabolizar a proteína e acima do qual podem ocorrer reações adversas no organismo”.

“O mecanismo de metabolismo das proteínas é bastante complexo”, explica Marta Mourão. Mas, muito resumidamente e de forma muito simples, o que acontece é que, “quando em excesso”, após a transformação no nosso organismo, é libertado azoto, que poderá produzir outros compostos que em demasia também são prejudiciais — ureia, ácido úrico, creatinina, por exemplo.

O excesso de proteína é, por isso, contraproducente. Na lista das suas maiores consequências estão: náuseas, diarreia, fadiga, tensão arterial baixa, dores articulares, fome constante, acidémia, hiperinsulinémia, stresse renal, perda de massa muscular.

“Quando em consulta me perguntam: ‘As dietas hiperproteicas são boas para perder peso e para ganhar massa muscular?’ a resposta é ‘sim, mas deverá ser adequada às suas necessidades específicas’.


Perguntas interessantes