O que ocorre com dois seres vivos que ocupam o mesmo nicho ecológico? explique .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na competição interespecífica, duas espécies usam o mesmo recurso limitado. A competição tem um efeito negativo nas duas espécies (interação -/-).
O nicho de uma espécie é basicamente sua função ecológica, que é definida pelo conjunto de condições, recursos e interações que ela precisa (ou pode utilizar).
O princípio de exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem coexistir se elas ocupam exatamente o mesmo nicho (competindo por recursos idênticos).
Duas espécies cujos nichos se sobrepõe podem evoluir, por seleção natural, para ter mais nichos diferentes, resultando na partição de recursos.
Explicação:
Cada espécie se enquadra em uma comunidade ecológica de uma maneira particular, com seus próprios níveis de tolerância a diferentes fatores ambientais. Por exemplo, o nicho de uma espécie de peixe pode ser definido parcialmente pelos níveis de salinidade, pH (acidez) e temperatura que consegue tolerar, bem como os tipos de alimentos que pode utilizar.
Na natureza, raramente duas espécies ocupam exatamente o mesmo nicho. Contudo, quanto maior a sobreposição dos nichos de duas espécies, maior será a tendência de aumento da competição entre elas
Resposta:
Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si.
Explicação:
A competição se dá, por que as duas espécies irá "brigar", pelo nicho ecológico, lugar onde elas satisfazem suas necessidades.