O que o verbo
facultativo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso da próclise ou da ênclise é facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.
Determinados verbos requerem o emprego obrigatório do pronome átono reflexivo, como é o caso de “arrepender-se” e “queixar-se” – exemplos dos chamados verbos pronominais.
Contudo, há aqueles que, apesar de serem tradicionalmente classificados como tais, permitem também que seu uso se dê sem a presença do pronome, ou seja, trata-se de um emprego facultativo. Assim sendo, tanto os dicionários comuns, quanto os de regência revelam que os verbos casar, sentar e mudar são exemplos típicos de tal ocorrência (uso facultativo), mesmo em se tratando de situações ditas formais. Assim, dada essa concepção, analisemos alguns enunciados, de modo que fiquem bem claras ambas as situações:
facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.