Química, perguntado por MariaSilva664, 9 meses atrás

O que o soluto e o solvente tem a ver com a solução?

Soluções para a tarefa

Respondido por simonegermano10
4

Resposta:

Soluto

O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas. Essas partículas devem apresentar o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros), o que significa que, mesmo com um ultramicroscópio, somente uma única fase ao longo de toda a solução é vista.

Além disso, em razão do tamanho das partículas dispersas, essas misturas não podem ser separadas por meio de técnicas físicas, como a filtração, a decantação e a centrifugação, mas somente por meio de técnicas químicas, como a destilação. Assim, as partículas não se sedimentam com o passar do tempo, mas ficam suspensas ao longo de toda a sua extensão.

Solvente

O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.

Exemplos de solutos e solventes

Um exemplo de solução bem simples que ajuda na compreensão do papel do soluto e do solvente é uma mistura de água e sal. Quando o sal está separado, nós visualizamos seus cristais, mas, ao adicioná-lo à água, ele “some”, ou seja, distribui-se na água. Suas estruturas são separadas e ficam de um tamanho tão pequeno que não é possível visualizá-las. Desse modo, concluímos que o sal é o soluto, e a água é o solvente.

A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente. A gasolina usada atualmente, por exemplo, contém cerca de 25% de etanol (álcool) dissolvido nela, ou seja, nesse caso, o soluto é o álcool e o solvente é a gasolina. Esse fato também evidencia que geralmente o solvente está em maior quantidade que o soluto, apesar disso não ser uma regra geral.

Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar).

Explicação:

Respondido por aikaarisu0206
1

Resposta: Vou usar como exemplo NaCl (sal de cozinha) e H2O (água).

O NaCl, seria nesse caso o soluto, pois o mesmo se dissocia na água formando os íons Na+ e Cl- ao contrario da água, que possui uma forte ligação molecular.

Alem disso, normalmente o soluto esta em menor quantidade em relação ao solvente.

Já o solvente, ele dissolve o soluto, como eu mostrei no exemplo ele dissociou o sal formando dois íons.

Com a junção do soluto e solvente, temos uma solução.

Lembrando que a quantidade de soluto e solvente na solução não se muda o conceito da mesma.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pergunte ^^

Perguntas interessantes