O que o padre fala na hora da Consagração
Soluções para a tarefa
Como o nome já diz, o padre "consagra" o Pão e o Vinho numa oferta de sacrifício, ação de graças e louvor de Jesus a Deus. Isso quer dizer que o padre obedece a Jesus quando disse "Fazei isso em Minha Memória" para que nós também tenhamos acesso ao alimento que os apóstolos tiveram na Santa Ceia. Através da consagração ocorre a "transubstanciação" do pão no Corpo e do vinho no Sangue de Nosso Senhor, isto é, o pão e o vinho se transformam no Corpo e no Sangue de Jesus. Isso pelo que está escrito em João 6, 54 ou também Lucas 22, 19 - por isso quando um católico comunga ele estará realmente tomando o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A autoridade do padre consagrado é tida através do escrito em Mateus 16 (o que ligares na Terra será ligado nos Céus...) cuja autoridade é transmitida como herança apostólica desde os tempos patrícios até os dias de hoje através da unção transmitida pelos bispos aos novos padres quando são ordenados.
Resposta:
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
1 Coríntios 11:23-25